Assinante do INTERIOR pode acessar o conteúdo completo no site. Cadastre-se
Assinante, faça o login aqui: E-mail Senha
sol Pagina principal - INTERIOR 29anos
Penápolis, Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
Busca
NOTÍCIAS
ARTIGOS E COLUNAS
SERVIÇOS
 
NOTÍCIAS EM RSS
- Últimas notícias
- Cidade & Região
- Esportes
 
Edição Digital
 
Serviço de atendimento
ao assinante

18 3652-2183
Horário de atendimento:
Segunda a sexta de 8h às 18h. Sábados de 8h às 12h
 
 
OBSERVATÓRIO DA CIDADE
por Gilson Ramos
 
31/10/2014

Factóide

Na coluna de ontem, comentamos acerca de postagem nas redes sociais, onde o ex-prefeito João Luís dos Santos (PT) relata uma ação preconceituosa que seu grupo enfrentou durante uma carreata. Conforme ele, alguém jogou bananas neles. Como o espaço é democrático, fui interpelado por alguns leitores se isso de fato teria ocorrido, ou foi um factoide, para se criar uma comoção e acirrar a divisão entre os grupos políticos na cidade? Não acredito que João Luís seria capaz disso. Mas fica o registro da dúvida levantada.


Militância

E por falar em factoides, tem sido alimentando aqui e acolá uma eventual nova candidatura do ex-prefeito Firmino Sampaio (PSDB), que segundo consta, não quer nem saber mais disso. Ainda mais agora, que está ao lado da família consolidando o Colégio Futuro, que a partir de 2015 estará em parceria com o Sistema COC de Ensino e ampliando já para atendimento ao Colegial. Firmino não é candidato, ainda que um nome em potencial e sempre a ser lembrado, mas com certeza estará ao lado do seu grupo político, apoiando a decisão para as eleições de 2016.

 

Divisões

Pelas tendências eleitorais na próxima disputa municipal, deve haver a polarização entre duas candidaturas a prefeito. Em 2004 foram cinco candidatos, em 2008 somente dois e, em 2012, novamente cinco postulantes ao Paço. Quanto maior a divisão será consequentemente prejuízo para um e benefício a outro grupo político. Mas o grande problema na junção de partidos será justamente os traumas causados entre suas lideranças.

 

Ensino

Educação é sempre um tema relevante na sociedade. Para os governantes, compromisso de campanha e carro-chefe das gestões. E em Penápolis não é diferente. Hoje, a rede municipal de ensino ganha uma nova escola de ensino em período integral. O benefício é implantado na unidade “Dr. Mario Sabino”, na Vila Tóquio. A escola ficou outra: moderna, bonita, maior, passando por uma grande transformação. A prefeitura investiu mais de meio milhão de reais no local. A inauguração será a partir das 17h com atividades para a comunidade, e às 18h o ato solene de entrega pelo prefeito Célio de Oliveira.

 

Revolução

Aquela região da cidade, onde está a escola Mário Sabino passa por um grande processo de transformação, para melhor, é claro. Escola municipal de qualidade, novo campus da Faculdade da Uniesp, campo sintético de um empresário para locação, recape de algumas ruas, e agora a pintura também do reservatório da Daep. Lembrando ainda que é naquela região que se constrói o novo complexo educacional do Sesi. A região recebe investimentos públicos e privados, promovendo uma revolução na qualidade de vida da população.

 

Exercício

Algo de bom feito para a comunidade só será medido se correspondeu mediante o grau de aceitação. E é isso que acontece com a frequência assídua dos moradores do bairro Santa Terezinha na Academia ao Ar Livre, inaugurada no sábado passado pela manhã. Está lotando todas as tardes, dando vida à praça que fica defronte a Igreja Matriz de Santa Teresinha. Um investimento altamente positivo, de enorme satisfação, que o prefeito Célio anuncia que também levará para o Parque Santa Leonor e na área de frente do Jardim Esplanada; os equipamentos já chegaram.

 

Poupatempo

A Unidade do Poupatempo de Penápolis está pronta; está instalada no Penápolis Garden Shopping, que tem inauguração marcada para o próximo dia 20 de novembro. Na semana que vem, a empresa que administrará o Poupatempo começa a selecionar as 40 pessoas que vão trabalhar na unidade. A inauguração deve ocorrer juntamente com o shopping. E há uma grande possibilidade da presença do governador Geraldo Alckmin.

 

Rotatória

A primeira das duas novas rotatórias conquistadas para a rodovia Sgto. PM Arnaldo Covolan está em fase de construção. É a que fica justamente próximo ao Garden Shopping, que trará um grande movimento de veículos para aquela região, que se expandirá também com a nova Uniesp, um novo hotel, sem contar que dá acesso ao Parque Industrial. Como se diz, a obra vai “de vento em popa”. A construtora contratada pelo Estado via concorrência pública garante que entrega junto com a inauguração do shopping.

 

Novidade

O empresário e desportista José Raphael Caputo, o popular “Carioca”, ex-presidente da Associação Comercial e do Clube Penapolense, passará a integrar a equipe de secretários municipais do prefeito Célio de Oliveira. Nas próximas horas o prefeito deve anunciar formalmente qual a pasta que Carioca irá conduzir. Sua posse ocorre já no início da próxima semana.

 

Crise

Longe de querer ou ser taxado de pessimista, mas a realidade do comércio ainda é preocupante; se serve de consolo, não é só aqui não. O país vive um período de estagnação da economia e para piorar, segundo a visão de grandes empresários, a elevação da taxa de juros a 11,25% a.a., anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) três dias após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) é uma ameaça ao emprego. Para 2014, por exemplo, a Fiesp e o Ciesp projetam forte recuo em cerca de 7% para o investimento. Segundo o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a geração líquida de empregos formais mostrou contração em torno de 37% entre janeiro e setembro deste ano frente ao mesmo período de 2013, a queda mais expressiva desde 2009. A indústria paulista já fechou 38 mil postos de trabalho este ano. Penápolis não é uma ilha e também está sofrendo com o desemprego e crise nas empresas. É o que temos ouvido direto da fonte nos contatos diários com empresários e comerciantes. Mas restam a confiança e a fé de que vai melhorar.




Veja também:
 
» Coluna de 17/10/2014
» Coluna de 16/10/2014
» Coluna de 13/10/2014
» Coluna de 10/10/2014
» Coluna de 09/10/2014


< Anterior Próxima >
 
subir voltar
 
Assinaturas    |    Expediente    |    Arquivo    |    Publicidade    |    O Leitor Fala    |    Classificados    |    Adicione aos favoritos    |    RSS
Copyright © 2003-2010 Jornal INTERIOR. Todos os direitos reservados.
Penápolis Gráfica e Editora Ltda. Av. Santa Casa 790 - Centro - CEP 16300-000 - Penápolis-SP - Tel/Fax: 18 3652-2183. E-mail: jornalinterior@jornalinterior.com.br
MailGrid